Gamification na sua caixa de entrada

Imagine um joguinho para tornar ligeiramente divertida uma das tarefas mais chatas da internet: organizar seus e-mails. É o que o Email game faz. O jogo é da empresa Baydin, responsável por aplicativos (pagos e gratuitos) que facilitam a organização de e-mails, mas a companhia, curiosamente, não opta aqui por fazer propaganda direta de seus produtos.

Através do site do Email game, é possível importar a caixa de entrada, com todas as funções presentes (responder, encaminhar, separar por pastas, etc.) e, basicamente, quanto mais rápido a pessoa organiza seus e-mails, mais pontos ganha.

Ao importar a caixa de entrada para o Email game, o usuário se depara com um pequeno tutorial do jogo.

No topo, existe uma barra com todas as funções da sua caixa de entrada. Do lado esquerdo, um marcador de tempo com contagem regressiva, que pode dar mais ou menos tempo de acordo com o tamanho do email. O lado direito possui a contagem de pontos adquiridos na realização de alguma tarefa e uma barra de progresso, indicando quantos e-mails ainda precisam ser organizados. O jogo só permite organizar 30 emails por vez.

Uma opção curiosa é a de “arquivar” os e-mails para reaparecerem daqui a um tempo. Por exemplo, digamos que Joãozinho diz que entregará um relatório na sexta-feira. Existe a opção “boomerang”, que permite que o e-mail volte a aparecer na sua caixa de entrada sexta-feira, só para conferir se Joãozinho enviou mesmo o tal relatório.

Ao terminar, é possível compartilhar os resultados através do Twitter ou do Facebook, pois como já mostramos anteriormente, o gamification também tem como força motriz a competitividade presente em cada um.

Outro aspecto curioso a respeito do término do jogo é que é mostrado quanto tempo a pessoa economizou ao jogar. Por mais paradoxal que possa parecer o fato de um aplicativo ter a finalidade de economizar o tempo de uma pessoa ao organizar os e-mails enquanto exige que a pessoa gaste algum tempo jogando, a lógica do jogo se torna compreensível se levarmos em conta a quantidade de e-mails que chegam em nossas caixas de entrada exigindo apenas respostas curtas ou um simples “delete”.

Podemos, desta forma, enxergar o e-mail game como uma espécie de escaneamento de e-mails importantes, uma forma contemporânea de separar o joio do trigo, digamos assim. Além disso, serve como uma forma de tornar o usuário ativo e impedir que a resposta das mensagens que chegam sejam adiadas.

Fonte:
http://gamification.co/2011/05/27/avalanche-of-emails-try-the-email-game/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: