Tryvertising
Já pensou poder experimentar os produtos antes de comprá-los? Dar dicas, sugestões e até fazer críticas diretas ao fornecedor? O tryvertising é uma nova moda do mercado publicitário brasileiro que poderá proporcionar um pouco dessas experiências.
Esse novo conceito traz inovação na relação entre produto e consumidor. As pessoas o recebem gratuitamente, antes do seu lançamento, para testá-lo, e devem responder questionários com o feedback das vantagens, desvantagens e dos valores desenvolvidos com o produto.
O Tryvertising já existe no Japão desde 2007 quando foi inaugurada a Sample Lab, e até mesmo no Brasil via internet, onde tinha a grande vantagem de não ter taxas a pagar. Hoje, a novidade são as lojas físicas, que seriam como laboratórios de varejo. Você paga uma taxa mensal ou anual para poder ter acesso aos produtos, experimentá-los na hora e até levá-los para casa.
Obviamente, existe um limite que depende de cada loja e do desempenho do consumidor nessa dinâmica, como a freqüência de visitas e o retorno das pesquisas. A Sample Central é uma dessas lojas-conceitos, onde você faz o cadastro pela internet, paga R$15,00 ao ano para se fidelizar e tem o direito de agendar visitas diárias e escolher produtos até R$100 para retirar. Mas não se pode esquecer que essa relação é uma via de mão dupla, é essencial dar sua opinião no final.
Sample Central – www.samplecentral.com.br – Rua Augusta, 2078 / 2080, São Paulo (SP)
Outro exemplo de loja no Brasil é o Clube Amostra Grátis, onde você pode retirar até cinco produtos ao mês, pela taxa de inscrição de R$50,00. E não é necessário marcar visita como na Sample Central.
Clube Amostra Grátis – www.clubeamostragratis.com.br – Rua Harmonia, 213, São Paulo (SP)
Mas quais seriam as vantagens do tryvertising para as empresas? Além de receber relatórios sobre os seus produtos e utilizá-los para desenvolvê-los e adequá-los as necessidades de seus consumidores, elas têm também como grande vantagem o boca-a-boca dos trysumers, que após experimentar e se sentirem satisfeitos com o produto difundem suas opiniões promovendo um burburinho sobre a marca e aumentando a credibilidade dela.
31/08/2010 às 1:01 AM
[…] This post was mentioned on Twitter by Thiago Moreno, LUPA . LUPA said: Tryvertising: http://wp.me/pBKPo-97 […]
31/08/2010 às 5:28 AM
Olá:
O marketing pode, e deve, ser usado de maneira inteligente e honesta, mas suas técnicas permitem a desonestidade também, por isso é preciso muita moderação. É preciso ter muito cuidado na escolha das empresas de marketin, para que ao invés de criativos, eles não sejam oportunista.
Só uma curiosidade: Na pesquisa das profissões mais confiáveis, realizada e todo o mundo, o marketing ficou entre as piores da Europa, justamente onde estava concentrada a crise, por outro lado, no Brasil ainda não chegamos a esse ponto.
ABS