Tryvertising

Já pensou poder experimentar os produtos antes de comprá-los? Dar dicas, sugestões e até fazer críticas diretas ao fornecedor? O tryvertising é uma nova moda do mercado publicitário brasileiro que poderá proporcionar um pouco dessas experiências.

Esse novo conceito traz inovação na relação entre produto e consumidor. As pessoas o recebem gratuitamente, antes do seu lançamento, para testá-lo, e devem responder questionários com o feedback das vantagens, desvantagens e dos valores desenvolvidos com o produto.

O Tryvertising já existe no Japão desde 2007 quando foi inaugurada a Sample Lab, e até mesmo no Brasil via internet, onde tinha a grande vantagem de não ter taxas a pagar. Hoje, a novidade são as lojas físicas, que seriam como laboratórios de varejo. Você paga uma taxa mensal ou anual para poder ter acesso aos produtos, experimentá-los na hora e até levá-los para casa.

Loja Japonesa Sample Lab

Obviamente, existe um limite que depende de cada loja e do desempenho do consumidor nessa dinâmica, como a freqüência de visitas e o retorno das pesquisas. A Sample Central é uma dessas lojas-conceitos, onde você faz o cadastro pela internet, paga R$15,00 ao ano para se fidelizar e tem o direito de agendar visitas diárias e escolher produtos até R$100 para retirar. Mas não se pode esquecer que essa relação é uma via de mão dupla, é essencial dar sua opinião no final.


Sample Central – www.samplecentral.com.br – Rua Augusta, 2078 / 2080, São Paulo (SP)

Outro exemplo de loja no Brasil é o Clube Amostra Grátis, onde você pode retirar até cinco produtos ao mês, pela taxa de inscrição de R$50,00. E não é necessário marcar visita como na Sample Central.

Clube Amostra Grátis – www.clubeamostragratis.com.br – Rua Harmonia, 213, São Paulo (SP)

Mas quais seriam as vantagens do tryvertising para as empresas? Além de receber relatórios sobre os seus produtos e utilizá-los para desenvolvê-los e adequá-los as necessidades de seus consumidores, elas têm também como grande vantagem o boca-a-boca dos trysumers, que após experimentar e se sentirem satisfeitos com o produto difundem suas opiniões promovendo um burburinho sobre a marca e aumentando a credibilidade dela.

Será que essa novidade de “amostra grátis” pega no Brasil?
Referências:
http://icommercepage.wordpress.com/2010/05/13/tryvertising-a-melhor-forma-de-fisgar-o-cliente/
http://blogs.estadao.com.br/chris-mello/2010/05/28/tryvertising/
http://www.artigonal.com/negocios-online-artigos/tryvertising-fusao-de-pesquisa-de-mercado-propaganda-e-midia-social-2619795.html
http://newronio.espm.br/index.php/tag/tryvertising/
http://www.bloguedofranchising.com/2009/03/24/tryvertising-experimente-antes-de-comprar/
http://www.omelhordomarketing.com.br/index.php/2010/07/12/tryvertising-leve-e-nao-pague/
http://www.mundodaoptica.com.br/article.php?a=3181
http://tecnovarejo.blogspot.com/2010/04/sao-paulo-tera-loja-de-tryvertising.html
http://ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=45606
http://www.ericeustaquio.com.br/category/tryvertising

2 Respostas to “Tryvertising”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Thiago Moreno, LUPA . LUPA said: Tryvertising: http://wp.me/pBKPo-97 […]

  2. Olá:

    O marketing pode, e deve, ser usado de maneira inteligente e honesta, mas suas técnicas permitem a desonestidade também, por isso é preciso muita moderação. É preciso ter muito cuidado na escolha das empresas de marketin, para que ao invés de criativos, eles não sejam oportunista.

    Só uma curiosidade: Na pesquisa das profissões mais confiáveis, realizada e todo o mundo, o marketing ficou entre as piores da Europa, justamente onde estava concentrada a crise, por outro lado, no Brasil ainda não chegamos a esse ponto.

    ABS

Deixar mensagem para Tweets that mention Tryvertising « Caleidoscópio – Múltiplas tendências publicitárias -- Topsy.com Cancelar resposta